Rally de Tavira 2023, último da temporada, com 33 inscritos
O Rally de Tavira marca o final do Campeonato Promo Sul de Ralis e do Campeonato Star Sul de Ralis de 2023, sendo também de assinalar o regresso a algumas das melhores classificativas em piso de terra utilizadas em Portugal, as mesmas que durante alguns anos foram usadas na disputa do Vodafone Rally de Portugal na sua passagem pelo Algarve aquando o regresso da prova Portuguesa ao Mundial da especialidade.
Lembra a organização que neste momento ainda não há definição de vencedores absolutos em nenhum dos campeonatos, e esta será uma prova de "tudo ou nada".
Devido à intempérie que se abateu sobre a zona de Vila do Bispo, obrigando a organização a encurtar o Rali, e por não estar cumprido o mínimo necessário à obtenção do número máximo de pontos, a prova do Rally de Vila do Bispo acabou por ser inconclusiva em termos de Campeonato, já que, os pontos distribuídos foram só metade dos que seriam obtidos em condições normais (não se realizou mais de 65% do percurso), servindo apenas para reduzir o número de candidatos ao ceptro.
À entrada para a última ronda do Campeonato apenas dois candidatos em cada Campeonato podem ainda almejar tal desidrato.
Ou seja, no Campeonato Promo Sul, apenas duas duplas têm "reais" hipóteses de chegar ao título, Fernando Teotónio / Luis Morgadinho e Armando Carvalho / Ana Santos. Apenas 6 pontos os separam com vantagem para Fernando Teodósio, que necessita ficar logo pelo menos atrás de Armando Carvalho, vai ser uma grande luta entre estas 2 equipas.
Armando Carvalho / Ana Santos em Mitsubishi Lancer Evo IX
A matemática permite ainda a Rui Rijo ter uma ténue esperança no Campeonato, mas para este apenas a vitória interessa, esperando que nenhum dos outros pilotos termine o Rali.
Pelo meio existem outras formações que não tendo hipóteses de chegar ao título, podem baralhar as contas do mesmo, pois podem retirar pontos importantes a quem deles mais precisa.
José Viana Martins / Pedro Contente em Peugeot 208 R2